segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Newton e Leonardo da Vinci (Parte 2)

Newton e Leonardo da Vinci (Parte 2)
Quando Leonardo da Vinci não respeita a terceira lei de Newton
PDF 863


Um condomínio deve conter casas ou automóveis? Deve atender as necessidades de imóveis ou automóveis?. Moradores caminhando devem seguir pelas calçadas ou pelo meio da rua? Engenheiros moradores devem entender uma planta baixa, ou compreender e respeitar um projeto de condomínio? Frotistas devem procurar morar em garagens.


Entendendo um condomínio


Um condomínio onde a iluminação é pública; onde existe rede de distribuição de água; e  ainda pode existir a rede de coleta de esgoto (águas servidas); onde existe o cabeamento de telefonia e cabeamento para distribuição de sinal de TV via cabo. è um espaço público. Um logradouro público, onde valem as regras do espaço público. Como proibido estacionar sobre calçadas, proibido estacionar em frente a garagens. E um condomínio nestes moldes, não pode estabelecer regras de quantidades de veículos sobre uma calçada, já que o espaço é público. para permitir a entrada de veículos e empresas, dos prestadores de serviços. Quando o espaço é particular, medidores de água e energia, possuem um acesso visível pela rua.


Monóxido de carbono e oxigênio não ocupam o mesmo lugar no espaço. Fuligem liberada pelos escapamentos e desgastes de pneus sobre o calçamento, não ocupam o mesmo espaço que a poeira. Cada emissor deve se responsabilizar pelas suas sujeiras. Tal como uma indústria se responsabiliza pelo destino dos seus vasilhames e embalagens descartáveis.


CASE 2
Paris ainda pode estar muito distante de um condomínio imaginário, idealizado com pessoas educadas. A França como símbolo da educação, e agora Paris que pretende eliminar os veículos poluentes de suas ruas. Por outro lado, condomínios são planejados para uma quantidade de automóveis, e moradores insistem na infestação de veículos. provocando transtornos para caminhos e manobras.


Condômino que transforma o espaço da vaga de um automóvel em um espaço gourmet. Condôminos que não querem carros sujando seus pisos, onde entendem ser uma varanda, ou um playground. O local destinado a um automóvel transforma-se em um local para mesas e churrasqueira, e a alternativa para o carro é colocar do lado de fora da casa, parado na porta, estacionado sobre a calçada, reduzindo a área útil para manobras. impedindo pessoas de caminharem sobre a calçada. Colocam seus carros na rua transferindo seus problemas para outro.


Mas a rua de um condomínio é um espaço público, entendido como logradouro público valendo as leis do Código Nacional de Trânsito. Não é permitido estacionar sobre as calçadas, como também é proibido estacionar em frente a garagens, onde pode sair ou entrar um veículo a qualquer momento. A proibição de estacionar em frente a garagens, ou sobre uma calçada, visa facilitar manobras necessárias de outros automóveis,  tanto dentro de um condomínio como em qualquer rua. Regras não existem à toa, são pensadas e planejadas, evitando problemas futuros.


O proprietário de um imóvel não se prevalece de ser dono do imóvel, para estacionar na calçada ou no espaço destinado a entrada e saída de veículos. A calçada é uma responsabilidade do proprietário do imóvel, mas é de uso público, e não de uso particular. A calçada também conhecida como passeio é um espaço público.


Um condomínio foi planejado para que cada casa contemplasse uma varanda e uma vaga para carro. E cada casa com apenas um carro seria fácil entrar ou sair no condomínio; sem saturar o espaço. Fácil estacionar no espaço destinado ao automóvel. Os condomínios, as casas e os apartamentos são planejados para determinados usos e finalidades com utilidades próprias. Assim como é proibido sublocar um imóvel não se deve sublocar a rua com automóveis. O IPTU e o valor do imóvel, contempla uma garagem coberta, ou uma vaga de automóvel.


Carros de uso individual ocupam áreas desproporcionais a um indivíduo a pé. Um fato ao ser lembrado ao estacionar na padaria.  Ninguém está impedido ou proibido de ter uma frota de carros, de investir em automóveis. Mas devem providenciar locais convenientes para sua guarda e estacionamento, de seus valores investidos, protegendo seu patrimônio sem ônus ou responsabilidades a terceiros.


A vida em um condomínio é a escola que ensina andar e se comportar nas ruas. #BLOGdoMaracajá Blog do Maracajá.jpg
E assim seguem as regras de convivência.


Roberto Cardoso (Maracajá)
em 20/02/2017

Texto anterior em 28/11/2016

DOIS CARROS NA MESMA VAGA DE GARAGEM.jpg

Newton e Leonardo da Vinci
Quando Leonardo da Vinci não respeita a terceira lei de Newton
PDF 782
28/11/16


Texto publicado em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário